quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Lição 5 - Sodoma e Gomorra

LIÇÃO: SODOMA E GOMORRA           (Genesis 13:1 – 13; 14:12; 19:1 – 38 )
Objetivo do professor: Que a crianças salva escolha o caminho de Deus em vez de insistir na sua própria vontade que poderá leva –a  conseqüências terríveis.
Verdade Central Relacionada: Insistir na sua própria vontade pode, as vezes , levar você a terríveis conseqüências.

I. INTRODUÇÃO
‘Se não sair neste minuto você e sua família serão mortos!A cidade inteira vai virar fumaça!Você precisa fugir agora para salvar sua vida!Se um estranho chegasse a sua casa e lhe disse se isso, o que você faria?(chamaria a policia? O corpo de bombeiros?) Um homem da bíblia encontrava se num perigo desse tipo,Como isso aconteceu?Tudo começou quando...

II. ANDAMENTO
A.Os  empregados de Abraão e Ló estavam brigando pela grande quantidade de animais que eles tinham ,Abraão decidiu então que ele e Ló deveriam separar se (13:1 – 8 ).
B. Disposto a confiar em Deus, Abraão deixou que Ló escolhesse a parte da terra que preferisse (13:9)
(Ló sabia que a terra da planície do Jordão era muito fértil.Ele não se importou com o fato de haver cidades perversas que ficavam ali perto.)
C. Ló foi egoísta e escolheu o que queria, a linda planície do Jordão onde haviam varias cidades Cananéias perversas (13:10,11).
Ló quis fazer sua própria vontade,embora isso significasse ficar perto do pecado.Você,as vezes quer ficar perto do pecado, para fazer a sua vontade?Você faz isso quando continua a ver programa de TV impróprio porque quer divertir – se, ou quando participa de uma gangue para ser popular. Enquanto isso, esta aprendendo valores errados(Discuta uma ou duas filosofias erradas apropriadas para sua classe:Não faz fazer coisas erradas desde que não machuque ninguém e eu não seja apanhado.Sucesso é ter dinheiro ,osexo fora do casamento não é errado.A homossexualidade – casamento entre dois homens ou duas mulheres -  não é errada).
Você pode pensar que essas idéias pecaminosas não vão influencia – lo  mas com o tempo influenciarão. Algum dia você vai descobrir – se fazendo algo errado que nunca esperou fazer. Você já recebeu Jesus lembre - se que, insistir na sua própria vontade, às vezes, leva você a terríveis conseqüências. Tenha cuidado com o que vê, e ao escolher as pessoas com quem anda. A bíblia diz: ´´ Fuja dessas coisas ``(1 Timóteo 6:11ª). As armadilhas de satanás são mentiras tolas que vão prejudicá – lo. Fuja delas  preferindo crer nas coisas verdadeiras e certas da palavra de Deus. Não seja como Ló.ele fez a escolha errada,querendo a sua vontade em vez da de Deus.
D. Ló foi aos poucos se mudando para mais perto de Sodoma embora soubesse que os homens dali eram muito perversos ( 13:12,13)
E. Quando Deus enviou dois anjos (com aparência de homens) para destruir aquelas cidades perversas, eles encontraram Ló ´´sentado na entrada de Sodoma`` (19:1)
F. Ló protegeu os visitantes em sua casa, mas os homens da cidade exigiam que os entregassem para terem relação sexual com eles (19:2 – 5).
G. Quando Ló tentou convence - los  a não fazer uma coisa  assim tão má,os cidadãs o ameaçaram (19:6 – 9).
[ A hospitalidade no Oriente Próximo exigia que ele protegesse os hospedes e, por  isso, Ló ficou na terrível posição de ter que oferecer as filhas aos sodomitas.]
H. Os visitantes salvaram Ló,cegando os homens da cidade ( 19:10,11).
I. Os genros de Ló zombaram das advertências dos visitantes (19:12-14)
J. Os visitantes levaram Ló,sua esposa e suas filhas para um lugar seguro,por causa da intercessão de Abraão em favor de Ló ( 19:15-22,26).
Embora Ló sentisse repulsa pela maldade de seus amigos, e Deus estivesse pronto para castiga- los pelo seu pecado, ele teve dificuldade em deixar Sodoma. Por que ?(Discuta as dificuldades de escapar das armadilhas de satanás mencionadas na aplicação anterior.) Você, que já é salvo, lembre-se de que insistir na sua própria vontade pode, as vezes, levar você a terríveis conseqüências. Não é maravilhoso é maravilhoso saber que Deus pode abrir um caminho de fuga mesmo quando seria mais fácil para você ´´ dar um jeitinho `` e ceder a algo errado,embora saiba o que é certo?(1CORINTIOS 10:13) Sempre haverá meios de escapar se você pedir ajuda para Deus.Quando as pessoas na escola ou até  na TV tentarem fazer que você  acredite nas mentiras de satanás , lembre se do que a Palavra de Deus diz:...(leia 1Timoteo 6:11) Fuja do mal: Diga , Não ,obrigado,quando vier a tentação de pecar ;mude de canal ou desligue a TV em vez de ouvir as mentiras tolas de satanás. Escolha o que é certo: Leia a Palavra de Deus para que possa saber o que é certo ou errado; ouça cuidadosamente os conselhos dos pais e professores sábios que querem protege lo de possíveis males; faça novos amigos que amem a Deus. Caso contrario, você poderá ter de enfrentar conseqüências terríveis e arrepender-se  a vida inteira do erro cometido.

III. CLÍMAX
Embora Lo fosse salvo quando Deus enviou fogo do céu  para destruir as cidades da planície, ele perdeu tudo (19:24).

IV. FINAL
A. Conclusão – Ló perdeu todos os seus bens todos os seus bens e até parte da sua família.
1. A mulher de ló olhou para trás e virou uma estatua de sal (19:26).




2. Abraão viu os sinais da destruição de Sodoma e Gomorra  (19:28).
3. Ló fugiu finalmente para as montanhas, como tinha sido ordenado pelos anjos (19:30).

B. Desafio (Salvos)
Insistir na sua própria vontade fez Ló perder  tudo, e quase perder a vida,Você,criança salva ,precisa crer que insistir na sua própria vontade pode ,as vezes ,levar você a terríveis conseqüências.Cair nas armadilhas de satanás – ouvir e acreditar em pessoas tolas em vez de obedecer as leis morais de Deus  quanto ao que é certo e errado – destruirá a sua vida .Mas,você pode preferir o caminho de Deus. Apalavra de Deus diz...(leia Timóteo 6:11).Você vai escolher ler a Palavra de Deus e ouvir atentamente os que querem protege lo de tudo que possa prejudicar você? (Peça que as crianças orem em silencio.)
Atividade Pratica: Peça que as crianças citem três de seus programas favoritos de TV. Faça as seguintes perguntas a respeito de cada programa de que vai ser citado: (1) Como os personagens consideram Deus? Como você pode saber? (2) Que tipos de coisas erradas os personagens fazem? (3) Como esse programa de TV faz você se lembrar de algo que aprendeu na lição bíblica sobre Ló?
C. Apelo (Não Salvos)
Você talvez compreenda agora que Deus considera o pecado uma coisa grave.Ele deve e vai castigar os que insistem em fazer sua própria vontade em vez de obedecer a ele. O castigo de Deus para o pecado é a separação de Deus para sempre. Mas Deus preparou um  meio de você escapar. O Senhor Jesus recebeu o castigo pelo seu pecado quando derramou  o Seus sangue na cruz, Jesus morreu,mas esta vivo no céu,hoje Ele dará a você o presente  do perdão e da vida eterna se você.O receber ele promete...(cite João 3:16 b) . Você quer crer no Senhor Jesus,agora?(Veja ‘Fazendo o apelo a crianças não salva’’,p1059)

Um comentário: