quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Lição 2 - Adão e Eva (O Pecado Entra no Mundo)


LIÇÃO: O PECADO ENTRA NO MUNDO (Genesis 2:7-3:24)
Objetivo do Professor: Que a criança não salva compreenda a gravidade do castigo do pecado, desejando o perdão de Deus e a vida eterna.
Verdade Central Relacionada a Criança:Você pode receber o presente de Deus? O perdão dos seus pecados – a vida  eterna hoje mesmo.

I.Introdução
(De a cada criança um feijão enrolado num papel de bala. Explique como é fácil ser enganado.) Alguém foi enganado em nossa lição de hoje.
II. Andamento
A. Deus fez o homem do pó da terra, e o colocou num lindo jardim. (2:7-9).
Como Deus é poderoso!Ele tem o poder pra fazer tudo!Teve poder para criar o mundo e tudo que nele existe. Isso inclui você e eu. Porque nos criou, Ele nos ama muito. A bíblia diz: ”Deus é amor” (1 João 4:8b).Ele nos ama muito mais do que podemos imaginar!O sei amor  é perfeito,porque Deus é perfeito.Ele é 100% puro.Foi ele quem fez você.Só um Deus poderoso poderia ter criado o mundo e tudo que há nele.
B.Deus deu ao primeiro homem,Adão,a tarefa de trabalhar  no jardim e cuidar dele(2:15).
C.Deus disse a adão que ele podia comer o fruto de qualquer arvore do jardim,exceto da arvore do conhecimento do bem e do mal(2:16,17).
(O primeiro mandamento de Deus era sério! se Adão desobedecesse, poderia morrer.)
D.Deus sabia que o homem tinha necessidade de estar com alguém da sua espécie,e fez então a mulher,usando uma costela de Adão(2:18-24).
E.Certo dia em que a mulher (mais tarde chamada Eva)andava sozinha pelo jardim,a serpente perguntou a ela sobre a ordem de Deus (3:1).
(satanás, o inimigo de Deus, estava disfarçado de serpente. Ele estava planejando estragar a linda criação de Deus, tentando fazer com que Adão e Eva obedecessem a ele não a Deus.)
F. Eva explicou que podiam comer do fruto de todas as arvores, menos de uma (3:2, 3).
G. satanás tentou Eva, garantindo que, se ela e Adão comecem, eles não morreriam, mas “seriam como Deus, conhecendo o bem e o mal” (3:4, 5).
H. Eva desobedeceu a Deus e comeu o fruto, e o deu também a Adão (3:6).
Foi assim que o pecado entrou No mundo. Desde então, cada pessoa que nasce tem uma natureza pecaminosa, uma natureza que não quer agradar a Deus. Você sabe o que é pecado?São as coisas erradas que fazemos. (peça para as crianças darem exemplos.) A bíblia diz: ...”assim como por um só homem (Adão) entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte (separação de Deus),assim a morte passou a todos os homens porque todos pecaram”(Romanos 5:12 ).Você e eu pecamos porque nascemos em pecado- como o” desejo “de fazer coisas erradas a nossa maneira.
A “morte “ou separação para sempre de Deus é o castigo que merecemos pelo nosso pecado. O pecado é algo muito sério!Ele causa muita infelicidade; ele arruinou a criação perfeita de Deus. Que pena que Adão e Eva desobedeceram a Deus e fizeram o pecado entrar no mundo.
I. Os olhos de Adão e Eva se abriram e ele perceberam  que estavam nus,então tentaram cobrir – se com folhas de figueira(3:7).
J.Deus entrou no jardim,procurando Adão e Eva mais eles se esconderam(3:8,9).
L. Adão e Eva ficaram com medo; eles sabiam que tinha desobedecido a Deus (3:10).
M. Quando Deus perguntou sobre o pecado deles, Adão culpou Eva e Eva culpou a serpente (3:12,13).
N. Deus fez uma promessa especial de que enviaria um dia alguém que acabaria com o pecado e venceria satanás (3:15).
(Esse versículo foi chamado de “proto – evangelismo” ,primeira pregação do evangelismo.O descendente da mulher representava o Senhor Jesus  e sua vitória final sobre satanás(Isaias 53:5;Apocalipse 20:2,3)
Você e eu sabemos que o prometido é o Senhor Jesus Cristo, o filho de Deus.O Senhor Jesus veio do céu para morrer na cruz pelos pecados do mundo inteiro.
Ele morreu pelos seus pecados e pelos meus. Não tinha de fazer isso, porque era perfeito.
Mas estava disposto a morrer porque nos amava. O sangue de suas mãos e de seus pés foi derramado quando ele foi pregado na cruz.(descreva o sofrimento de Jesus, enfatizando a gravidade do castigo pelo pecado.) A bíblia diz que ele é aquele que “pelo seu sangue nos libertou dos nossos pecados “(Apocalipse 1:5b).
O Senhor Jesus recebeu o castigo pelos nossos pecados.
Quando ele morreu, foi tirado da cruz e sepultado, mais não permaneceu morto. No terceiro dia ele ressuscitou e esta agora no céu.
Um dia o Senhor Jesus recebeu o grave castigo do pecado e por isso, você hoje pode receber de Deus o presente do perdão e á vida eterna.
O Senhor Jesus é o salvador que Deus, há muito tempo, prometeu enviar.
O.Deus fez roupas de peles de animais para cobrir adão e Eva(3:21).
(este evento implica o primeiro sacrifício para cobrir o pecado; ele prefigura a morte de Cristo na cruz como pagamento completo e final por nossos pecados.)

III.Clímax
Deus castigou adão e Eva pela sua desobediência e rebelião, expulsando os dois do jardim.
IV. Final
A. Conclusão.
1. A serpente, o homem e mulher deviam sofrer as conseqüências do juízo de Deus por causa do seu pecado (3:14-19,23).
2.Deus colocou anjos na entrada do jardim e uma espada de fogo para proteger a arvore da vida (3:24).
3. (em sua misericórdia, Deus impediu Adão e Eva de comerem a arvore da vida e viverem para sempre em seu pecado).
B. Apelo (Não salvos).
Por causa da desobediência de Adão e Eva, todos nascem merecendo o castigo de Deus pelo pecado. Mas, Jesus recebeu esse castigo por nós quando morreu na cruz. ele quer que tenhamos a vida eterna e vivamos com ele um dia. A bíblia diz: “... para que todo o nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”(João 3:16).Crer no Senhor Jesus significa reconhecer diante de Deus que você é pecador.Diga a ele que acredita que quando Jesus deu o seu sangue na cruz e ressuscitou ele fez isso realmente por você.Essa é a única maneira pela qual você pode ser perdoado pelos seus pecados e ter a vida eterna.Você quer crer em Jesus,hoje?Por favor, incline sua cabeça e feche seus olhos. Se quiser no seu Senhor Jesus para receber a vida eterna, mostre – me isso abrindo os olhos e olhando para mim.
(Pausa). Os que olharam para mim podem encontrar se na porta neste momento. Vou mostrar a vocês, pela palavra de Deus, como você pode crer em Jesus.

Um comentário:

  1. Titanium Metal Art and Tools - iTanium-ART
    The Titanium Metal titanium price Art and Tools head titanium tennis racket is a project that is 2020 ford ecosport titanium based on building and using metal sculpture designs. titanium tent stove It is the only titanium engine block tool that

    ResponderExcluir