quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Lição 6 - Abraão (Uma Prova de Fé )

LIÇÃO: UMA PROVA DE FÉ                            (Gênesis 21:1-8;  22:1-14)
Objetivo do Professor: Que a criança salva demonstre sua fé em Deus,obedecendo a ele,nas circunstancias difíceis.
Verdade Central Relacionada á Criança: Deus quer que você tenha fé para obedecer-lhe ,mesmo quando isso for difícil.

I. INTRODUÇÃO
Imagine que Deus lhe deu uma coisa que você queria muito,pela qual você tinha até orado muitas vezes, E depois, Deus lhe disse queria que devolvesse ( por exemplo:seu amigo se muda; um membro da sua família morre) Como você se sentiria em relação a Deus? Teria fé para obedecer-lhe? O homem em nossa historia de hoje teria fé para obedecer a Deus na sua difícil prova?

II. ANDAMENTO
A. Deus cumpriu a promessa feita a Abraão e a Sara, dando lhes um filho, Isaque (21:1-7).
[Cerca de  trinta anos antes Deus tinha feito uma aliança com  Abraão,prometendo que ele seria pai de uma grande nação. Quando Abraão tinha 100 anos e Sara 90,Deus lhe deu milagrosamente um filho.]
B. Algum tempo depois, Deus provou a Abraão, pedindo que oferecesse seu filho como holocausto (sacrifício queimado) no Monte Moriá  (22:1,2)
[Isaque era bem jovem na época ,não era casado e não tinha filhos,Deus tinha prometido firmar uma aliança com Isaque e seus descendentes (Genesis 17:19). Como isso poderia acontecer se Isaque fosse morto? Deus estava, na verdade, provando a Abraão, pedindo que sacrificasse seu filho prometido, por quem havia esperado por tanto tempo.O Senhor queria que Abraão mostrasse  que o seu Deus ocupava  o primeiro lugar na sua vida. Deus nunca pretendeu  deixar que ele matasse seu filho.]
C. Abraão obedeceu, partindo na manha seguinte ( v.3)
[Abraão levou Isaque e dois servos com ele, e também a madeira necessária para oferecer a oferta queimada, Abraão certamente não conseguiu compreender porque Deus queria  que  ele matasse seu único filho. Deus já havia pedido que ele fizesse outras coisas difíceis,mas este foi o maior teste de todos].
Abraão sabia que Deus o amava e podia confiar nele mesmo nesta prova difícil,Abraão estava mostrando o quanto confiava em Deus ao obedecer a ordem dele. Você sabia que quando somos filhos de Deus. Ele prova você e a mim? Deus usa esses testes para fortalecer a nossa fé ( veja Tiago 1:2-4),e nos capacitar a ajudar outros que estejam passando por provas difíceis ( 2 Coríntios 1:3,4) se você já tem Jesus como seu salvador, Deus quer que você tenha fé para obedecer-lhe,mesmo quando isso for difícil.Deus talvez tenha permitido que passe por provas que não entende. Lembre-se que Deus esta no controle de tudo e tem um plano especial pra sua vida. Ele está,dia após dia,executando esse plano. Talvez seus pais tenham se separado ou divorciado e não há nada que possa fazer quanto a isso. Você se sente desamparado e triste, é possível que alguém de sua família tenha morrido, e você não sabe por que isso teve que acontecer. Você às vezes tenha outros problemas difíceis na sua vida. Todos esses são testes difíceis. Esse tipo de coisa, porem pode ajuda você a ter mais fé em Deus. Quando surgem problemas na sua vida, você pode ficar zangado com Deus, sentir-se desanimado ou desobedecer á sua Palavra. Estas atitudes mostram que sua fé no Senhor é muito fraca. Você não esta confiando nele. Mas, quando compreende que Deus está no controle,e coloca sua fé nele, vai obedecer mesmo que não entenda. 2 Coríntios 5:7 diz que nós, que já somos salvos, “andamos (vivemos) pela fé e não pelo que vemos”. Viver pela fé significa que cremos verdadeiramente no que Deus disse e obedecemos sempre a Ele.
Isso não é fácil, as vezes, mas Deus fica ao nosso lado no teste. Ele nos dará força e coragem e tudo que precisamos para vencer o problema. Nossa confiança deve ser colocada somente em Deus. Ele pediu  que Abraão fizesse uma coisa bem difícil, mas este tinha tanta confiança no Senhor que obedeceu imediatamente.
D. Ao chegar ao Monte Moriá, três dias depois, Abraão  mandou que os empregados esperassem enquanto ele e Isaque subiam o monte para adorar (VV.4-6).
E. Abraão construiu um altar e colocou seu único filho amarrado sobre ele (v.7,8).
G. Quando Abraão levantou a faca para matar Isaque, O Senhor o deteve ( VV.10-12)
Agora Deus sabia que Abraão. O temia e confiava nele. Abraão devia demonstrada a sua fé, ao obedecer a Deus, sem fazer perguntas. Se você já é salvo, Deus quer que tenha fé para obedecer-lhe mesmo quando isso for difícil. Você tem esse tipo? Você sabia que suas ações mostram até que ponto você confia realmente nele? Tiago 2:17 diz:que “ a fé,se não tiver obras, por si só é morta”.Em outras palavras, se você for realmente filho de Deus e sua fé estiver nele, os outros vão saber disso pela  sua maneira de agir. Voce obedecerá ao Senhor. (Discuta meios das crianças expressarem a sua fé em Deus pelas suas escolhas e atitudes.) Quando Abraão levantou a faca para matar Isaque, Deus sabia que ele  iria  até o fim. Abraão estava disposto a entregar tudo a Deus, até seu único filho. Deus iria certamente honrar a fé que  ele tinha.
H. Abraão levantou os olhos e viu um carneiro preso, num arbusto, pelos chifres (v.13)

III. CLÍMAX
Deus providenciou um substituto: Abraão ofereceu o carneiro em lugar de Isaque ( v.13).
IV. FINAL
A. Conclusão.
Abraão chamou o lugar de “O Senhor proverá” (Jeová-Jireh) (v.14)
B. Evangelho e apelo (Não Salvos).
Esta história é uma belíssima descrição do que  Deus fez por nós. Ele ofereceu um meio para que os seus pecados fossem perdoados. Ele enviou o Senhor Jesus, Seu único filho,para morrer na cruz em nosso lugar. Ele foi o nosso substituto. Jesus não merecia morrer  porque era inocente, sem pecado. Mas estava disposto a morrer pelos seus pecados e os meus. Deveríamos ter morrido pelos nossos pecados, mas Deus providenciou o sacrifício perfeito para nos substituir. Jesus morreu, foi sepultado e ressuscitou. Se você nunca confiou em Jesus como seu salvador, gostaria de fazer isso hoje? Atos 16:31 diz: “Crê no Senhor Jesus , e serás salvo”.
C. Desafio (Salvos)
Abraão teve fé para obedecer a Deus mesmo quando as coisas eram difíceis. Se Jesus é o seu salvador, talvez Deus lhe de uma prova difícil esta semana. Você pode mostrar sua fé obedecendo a Deus esta semana,mesmo que seja difícil.Você porá a sua fé nele embora não compleenda porque  isso teve que  acontecer? Você vai confiar nele e  obedecer a sua palavra? ( Leia Tiago 2:17).Você vai ser agradável, alegre e bondoso com as pessoas mesmo quando estiver com problemas? Outros vão saber pelos seus atos que você está confiando em Deus. ( Professor: Faça um período de oração  silenciosa, para que as crianças possam agradecer ao Senhor por poderem confias nele como Abraão confiou, e pedir  a Ele para fortalecer a sua fé como resultado das provas pelas quais estão passando.)






Nenhum comentário:

Postar um comentário