quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

José


Lição: José È Vendido por Seus Irmãos  (Genesis 37:1-35)
Objetivo do Professor: Que salva seja paciente para suportar os que a maltratam, lembrando e aplicando Mateus 5:44.
Verdade Central Relacionada a Criança: Deus pode dar Ca você força necessária para suportar o sofrimento com paciência

I. Introdução
 Quando outros nos ofendem, é cil ter vontade de "dar o troco" de algum modo. Mas, Deus diz que os qucreem nele devem ser pacientes. Isto significa que devemos suportar as ofensas ou problemas durante bastante tempo. Por que Deus pede que você faça isso? Como Ele espera que você faça? A Bíblia nos fala de um adolescente que precisava aprender a ser generoso e paciente.

II. Andamento
A. Jacó preferia abertamente seu filho Jo, e deu de presente a ele um casaco colorido. Isto fez os seus irmãos passarem a odiá-lo (vv. 1-4).
[José era o predileto do pai por ser filho de Raquel, a esposa favorita de Jacó. Os ciúmes dos irmãos aumentaram porque José contava ao pai as coisas erradas que eles faziam. O presente do casaco colorido significava também que José iria receber a bênção, geralmente reservada para o filho mais velho.]

B. Quando seu sonho revelou uma situação em que ele teria uma posição de autoridade, José contou logo aos irmãos, e eles o odiaram ainda mais (vv. 5-8).

C.A descrição do segundo sonho de José provocou uma repreensão do pai e aumentou os cmes dos seus irmãos (vv. 9-11).
Os irmãos de José tinham inveja dele por ser o preferido do pai (v. 4), e porque seus sonhos pareciam indicar que José viria a ter autoridade sobre eles (v. 8). Embora os irmãos de José, o odiassem e não fossem bondosos com ele, a Bíblia não afirma que José falou ou agiu mal em relação a eles. Deus estava colocando na vida de José a capacidade de ser paciente. Ele queria que José aprendesse a aceitar pacientemente as ofensas. Se você já recebeu o Senhor Jesus como Salvador, Deus pode dar a você a força necessária para suportar o sofrimento com paciência. Em Mateus 5:44 aprendemos quem são aqueles com quem devemos ser pacientes. (Leia o versículo.) Quem são os seus "inimigos"? (Os que maltratam você na escola ou no parquinho,
xingam ou odeiam você.) Como os outros mostram que odeiam você? Quem o os que "perseguem" você? (Os que falam mal ou "abusam" de você, isto é, ofendem de propósito.) Como eles "abusam" de você (ofendem você de propósito)? Quando as pessoas são malvadas, nossa reação natural é "dar o troco' Só Deus pode dar-lhe a força interior para suportar com paciência em vez de se vingar. Ele queria dar a José esse tipo de força.

D. Depois que os dez irmãos levaram seus rebanhos de ovelhas para pastar em Siquém, o pai de José enviou-o para ver como estavam os irmãos e os rebanhos (vv. 12-17).
[Embora soubesse que os irmãos o odiavam, José obediente mente caminhou 80 km até Siquém e depois outros 24 km até Dotã, até encontrá-los.]

E. Quando os irmãos viram José se aproximando, eles combinaram matá-lo (vv. 18-20).
A inveja dos irmãos estava levando-os a tomar uma terrível decio. É assim que o pecado vai se desenvolvendo. Ele geralmente começa com apenas um pensamento que depois se transforma em ação. A Bíblia diz que todos nascemos com pensamentos e desejos pecaminosos em nosso íntimo. Nossos corações pecadores nos levam a fazer coisas erradas. (Discuta as coisas erradas que as crianças fazem.) A Bíblia diz que ninguém é bom comparado com o padrão de Deus (Romanos 3:10,23). Mas, Deus ama você apesar do seu pecado.Ele enviou seu filho perfeito, o Senhor Jesus Cristo, para receber o castigo da morte por você (Efésios 1:7). Depois de morrer por seus pecados, Jesus ressuscitou no terceiro dia.Quando você reconhece o seu pecado,e crê q  Jesus morreu na cruz em seu lugar, Deus o perdoa para sempre.Deixe que Deus o limpe de  seu pecado,agora.O pecado pode levar a atos terríveis como aconteceu com os irmãos, que planejavam matá-lo.
F. Rubens tentou convencer os irmãos a não matarem José; então, em vez disso,eles jogaram José num poço vazio (vv.21-24).
Que Grande maldade os irmão de Jose lhe fizeram!Rubens pediu aos irmãos para não matá-lo (42:21).Como Deus fez com Jose,Deus pode dar a você a força necessária para suportar o sofrimento com paciência,mesmo quando outros forem malvados com você.Vamos ler Mateus 5:44 de novo.Este versículo  nos diz duas coisas que Deus manda fazer quando alguém maltratar você:
1)Amar – decida gostar da pessoa embora,talvez,não tenha esse sentimento, e seja amável com ela.
2)Orar – fale com o Senhor sobre a pessoa,pedindo-lhe que faça coisas boas acontecerem na vida dela.(Discuta essas duas ações.ajude as crianças a verem que se aplicam as magoas diárias que sentimos por causa dos comentários ou atos impe sados de outros.Nota:nos casos de abuso como quando alguém machuca fisicamente uma criança,aconselhe que ela fale a um adulto a respeito.)Ao seguir os passos ensinados neste versículo,você estará mostrando paciência e generosidade.Isso não é fácil,,as Deus pode ajudá-lo ( Colossenses 1:11).José iria certamente necessitar da força de Deus, de maneira especial,para ser paciente diante do tratamento cruel dos irmãos.
G. Judá convenceu os irmãos a venderem Jose (vv.25-27).

III. Clímax
Deus estava ensinando José a ser paciente no sofrimento. Agora, ele passaria por sua maior prova: ser vendido como escravo pelos irmãos ( v.28)

IV. Final
A. Conclusão.
Depois de Jose ser vendido por vinte peças de prata e ser levado para o Egito, os irmãos molharam seu casaco no sangue de um animal e o mostraram a Jacó, que ficou muito triste,pensando que Jose tivesse morrido (vv.28-32).
Mas, por trás do cenário, Deus estava trabalhando.
B. Desafio. (Salvos)
Quando examinemos mais tarde a vida de Jose,vemos que ele aprendeu a ser paciente e generoso(50:20,21).Você vai permitir que Deus coloque essas qualidades na sua vida?Lembrar e obedecer a Mateus 5:44 ajudara você ( Recapitule com as crianças como amar e orar por aqueles que as maltratam ).Se você já recebeu a Cristo como seu salvador,Deus pode dar a você a força necessária para suportar o sofrimento com paciência.Conte a Deus neste momento sobre alguém com quem precise ser paciente.Ore por ele todos os dias desta semana.Na próxima semana você pode contar como Deus lhe deu forças para obedecer a Sua Palavra.
C. Apelo (Não Salvos)
Você não pode  esperar que Deus lhe de forças para ser paciente se ainda não reconheceu o seu pecado e não creu no Senhor Jesus ( Atos 10:43b)[Veja Fazendo o Apelo a Criança não Salva p.1059.]



Retângulo de cantos arredondados: IV. Final





Nenhum comentário:

Postar um comentário