segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Isaque e Rebeca


LIÇÃO 6:ABRAÃO PROCURA UMA NOIVA PARA SEU FILHO (Gênesis 24)
Objetivo do professor: Que a criança salva peça que Deus a guie diariamente para tomar as decisões certas.
Verdade Central Relacionada á Criança: Peça a Deus orientação para tomar decisões certas, de acordo com o plano dele.


I.Introdução:
II. Andamento

 A. Abraão deu instruções  a seu servo para encontrar uma esposa para seu filho Isaque, na terra em que tinha morado antes , a , mais ou menos, 700 km de distancia (VV.1-6).
Abraão não queria que Isaque casasse com uma moça da terra de Canaã onde eles estavam morando, Os cananeus eram um povo muito mal e tolo e não acreditavam no Deus único e verdadeiro. Deus os amava muito, mas não amava o pecado deles. Deus é puro e perfeito. Ele não pode simplesmente fazer vista grossa quando as pessoas são bastante cruéis e tolas para não crerem nele ( Romanos 6:23ª). Ele ama você também, mas não gosta do seu pecado. Este é o motivo de Deus ter enviado seu filho Jesus para receber o castigo por todas as coisas erradas que você faz. Jesus deu sua vida voluntariamente. Ele depois voltou a viver. Não crer em Deus e no se Filho Jesus é uma coisa errada e louca. Abraão não queria que seu filho Isaque se casasse com uma moça de Canaã porque os cananeus não criam no Deus verdadeiro (2 Coríntios 6:14). Um casamento assim só causaria problemas!
B. Abraão afirmou ao servo que ele teria a ajuda e a orientação de Deus (VV. 7,8 ).
[Deus enviaria Seus anjo á frente do homem para guiá-lo á moça certa.]
C. Depois que o servo prometeu que faria conforme Abraão lhe tinha pedido, ele viajou com presentes em busca da noiva certa para Isaque (VV.11-14).
D. Quando se aproximou da cidade de Naor, o homem pediu a Deus orientação especifica para escolher a moça certa para Isaque (vv. 11-14).
Como o servo podia saber qual era a moça certa para Isaque?( Discuta como ele seria tolo ao tentar descobrir isso por conta própria.) Por que era importante que o servo de Abraão pedisse orientação a Deus? (Discuta as conseqüências de fazer a coisa errada) Por que é importante para você pedir orientação de Deus quando tem uma decisão a tomar? (Discuta a sabedoria de Deus -  Ele sabe o que é melhor pra você; o amor de Deus – Ele quer o que é melhor pra você; o poder de Deus – Ele pode fazer o que é melhor pra você.) Se você já tem o Senhor Jesus como seu  Salvador, peça a Deus orientação para tomar decisões certas, de acordo com o plano dele. A palavra de Deus diz:”Se, porem alguém necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente” (Tiago 1:5). Deus promete ajudá-lo passo a passo a tomar as decisões certas. Como o servo de Abraão foi sábio ao pedir a Deus orientação enquanto procurava a futura esposa de Isaque!
E. Antes que o servo de Abraão  terminasse de orar, Rebeca chegou para tirar água do poço. Ela não só deu a ele  a água que havia pedido, como também se ofereceu para dar de beber aos camelos do servo de Abraão, exatamente como ele tinha pedido em oração. (vv. 15-20).(p. 30).
F. Conforme o desejo de Abraão, o servo deu a Rebeca jóias caras, perguntou quem era seu pai, e se havia lugar na casa dela para ele e seus companheiros ficarem,(vv. 21-25).
G. Quando Rebeca correu, agitada, para contar a família as noticias de seu parente Abraão, o servo abaixou a cabeça e agradeceu a orientação de Deus (vv. 26-28).
H. Ao ver as jóias recebidas por Rebeca, o irmão dela, Labão, correu até o poço para falar com o servo, e convidou para jantar em sua casa (vv. 29-33).
I. O servo explicou como Deus o tinha guiado, e pediu permissão para levar rebeca para Canaã a fim de tornar-se esposa de Isaque (vv. 34-49).
J. Labão e Betuel compreenderam que essa era a vontade do senhor, e deram permissão para que Rebeca viajasse para Canaã com o servo de Abraão (vv. 50,51).
Deus havia respondido a oração do servo, pedindo a orientação na escolha de uma esposa para Isaque.Como Deus o guiou? Primeiro, enquanto o servo orava, Deus colocou na sua mente um plano para encontrar a pessoa certa; Segundo,Deus fez o plano funcionar a medida que o servo o seguia passo a passo.( De evidencias da providencia de Deus em toda historia). Se você já tem o senhor Jesus como seu salvador, peça a Deus orientação para tomar decisões certas, de acordo com o plano dele. Depois de pedir sabedoria a Deus, fique em silencio para ouvir o plano dele. Ler a palavra de Deus vai ajudá-lo a conhecer os pensamentos do Senhor. Segundo, procure ver como Deus esta agindo ele fará acontecer coisas que lhe mostraram o seu plano, passo a passo e talvez use seus pais ou outros que amam ao Senhor para dar-lhe bons conselhos. A medida que ouve e procura ver o plano de Deus, lembre-se de que ele diz: “instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir”(Salmo 32:8). Quando ele fizer isso, não se esqueça de agradecer pela sua sabedoria, amor e poder para ajudá-lo a fazer a escolha certa.
III. CLÍMAX
O servo voltou alegremente para Canaã com a futura esposa de Isaque!

IV.FINAL
A.Conclusão.
1. Depois de Isaque e Rebeca se encontrarem, o servo contou a Isaque tudo o que Deus tinha feito (vv. 62-66)
2. Rebeca casou-se com Isaque (v.67)
B. Desafio (Salvos)
Como  o servo deve ter ficado surpreso e agradecido ao lembrar como ao lembrar como Deus o tinha guiado passo a passo, enquanto decidia quem deveria ser a esposa de Isaque! Se você já tem o Senhor Jesus como seu Salvador, peça a Deus a orientação para tomar a decisão certa, de acordo com o plano dele. Agradeça pela sua sabedoria, amor e poder. Ouça em silencio o plano dele, enquanto lê a sua palavra. A seguir procure ver como Deus esta fazendo as coisas funcionarem, e procure conselhos de outros que amam a Deus. Ele promete mostrar-lhe o seu plano passo a passo. (Cite o Salmo 32:8)
C. Apelo (Não Salvos)
Crer em Deus e no seu Filho é o primeiro passo para conhecer o plano de Deus. Não seja tolo: Confie nele hoje (João 3:16). [Veja “Fazendo o apelo a criança Salva”]

                                                                     





L. O servo agradeceu a Deus e deu presentes a família de Rebeca para comemorar o futuro casamento (vv. 52-54).



Você já teve de tomar uma decisão difícil? Pode ser escolher qual esporte que vai praticar ou quem deve ser o melhor amigo. Que outras decisões você já teve que fazer? (Discutam) Quer seja uma decisão pequena ou grande, como você pode saber o que deve fazer? Um homem em nossa historia bíblica precisava saber como tomar uma decisão muito importante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário